fbpx
mulher trabalhando

 

Admita: você não consegue fazer tudo!

 

Precisamos aceitar, mas a dura realidade é que os seres humanos naturalmente resistem ao fato de que não é possível fazer tudo. Em um primeiro momento, reconhecer isso pode ser deprimente, mas a partir de uma visão mais profunda, poderá ser tremendamente fortalecedor.

 

Quantas vezes nos atolamos em quinhentas tarefas e no final do dia, estamos exaustas, sem ter, de fato realizado nada? Se isso tem acontecido com frequência na sua vida, está na hora de parar e refletir.

Você tem feito o que, de fato precisa ser feito?

mulher cansada

Um mundo de distrações

 

 

Na vida moderna, uma coisa é certa: não há como fugir da onda ininterrupta de distrações em formas de e-mails, mensagens de textos e mídias sociais – isso para mencionarmos apenas o fluxo baseado nas modernas tecnologias.

 

Então, como podemos superar tudo isso? Antes de tudo, é fundamental encontrar o seu foco, dominar as distrações (e evitá-las tanto quanto possível) e depois fazer o trabalho que precisa ser feito.

 

 

Diga sim a dizer não

 

Se você não passou o último ano preparando o terreno antes de solicitar algo ou lançar um novo produto – especialmente durante crises econômicas austeras como a que ora atravessamos – então há uma grande chance de que a sua solicitação seja recusada.

 

No entanto, existe uma fórmula para obter mais dinheiro ao longo do tempo – sua capacidade de priorizar. Trata-se de outra dica crucial para fazer o trabalho que precisa ser feito.

 

Funciona assim: mais valor gera mais dinheiro. Veja bem, quando você se concentra no trabalho que trará a maior recompensa tanto à sua empresa quanto a você mesmo, está automaticamente adicionando mais valor a ele.

 

Quando outros problemas surgirem para interromper o seu sistema de priorização, opte pela palavra “não” sem pensar duas vezes. Você pode, inclusive, criar textos já personalizados para recusar projetos e/ou convites e, até mesmo, convencer o seu chefe ou sócio acerca de como a sua recusa será melhor para a empresa.

 

Chega de multitarefa

 

A ideia de que a multitarefa economiza tempo e reduz a carga de trabalho é um erro, infelizmente, muito comum. Em ambos os aspectos, a multitarefa entrega justamente o contrário, ou seja, desperdiça o seu tempo e aumenta sua carga de trabalho.

Mulher equilibrando várias atividades
Chega de multitarefa

Embora isso pareça um pouco exagerado, a verdade é que você trabalha mais quando se concentra em uma coisa de cada vez. Com efeito, basta saber como organizar o seu tempo para que seja capaz de quebrar o mau hábito da procrastinação.

 

Para tanto, você não deve se distrair com email ou redes sociais no início da manhã. Sabendo que nas manhãs estão as horas mais produtivas do dia, abrir sua caixa de entrada nesse momento mudará automaticamente sua concentração, levando-lhe a fazer tarefas que poderiam ser realizadas por outros, enquanto a sua lista fica para trás.

 

Sempre que você tiver a impressão de que dispõe de um bom tempo para trabalhar, aproveite para colocar em prática os seus projetos mais longos. São estes projetos que você ignora facilmente, à medida que eles demandam muito trabalho ou alguma especialização que você ainda não adquiriu.

 

Assim, não permita que os seus projetos de longo prazo se convertam naquele incômodo pânico da última hora, utilizando qualquer pequeno tempo extra com inteligência e objetividade.

 

Listas de tarefas que funcionam

 

Criar listas de tarefas pode ser tão assustador quanto segui-las. Felizmente, existem formas de criação de listas de tarefas que realmente funcionam: a especificidade. Trata-se do elemento fundamental para criar uma lista de tarefas eficaz. Veja o exemplo a seguir:

 

Lista de tarefas A

 

  • fazer planos para receber a visita do tio João.

Lista de tarefas B

 

  • planejando a visita de tio João
  • ligar para o Pedro trazer o violão às 12h;
  • ligar para o número 553-7134 para comprar flores;
  • pedir uma pizza na pizzaria preferida do tio João, ligando para 555-8245;

Como pode perceber, a Lista A parece muito complexa, logo, há uma tendência natural a ignorá-la ou deixá-la “para depois”. Entretanto, a Lista B parece facilmente realizável, uma vez que é bastante simples e precisa. Trata-se apenas de um passo a passo, pense numa receita de bolo, qual é o modo de fazer?

 

Além de assegurar a especificidade em suas listas de tarefas, use sempre o calendário, atribuindo prazos (deadlines) para cada tarefa específica a fim de turbinar as suas conquistas.

 

Por fim, ofereça recompensas a si mesmo. Afinal de contas, você merece ser recompensado por realizar com sucesso esse trabalho tedioso, não é mesmo?

 

Então, faça uma pausa, pegue uma caixa de chocolates, converse por 10 minutos com um amigo ou faça qualquer outra coisa que lhe ajude a reencontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer.

 

Não pare até estar feito

 

O grande problema da procrastinação não é o fato de começar, muitos até começam. O grande fator que nos impede de avançar é o continuar.

mulher celebrando na praia
Que Caminho você escolhe percorrer?

Ter constância e continuidade está entre as competências mais importantes no caminho do sucesso, afinal é muito fácil desistir no meio do caminho. Encontrar desculpas, sabotadores e se apoiar nas crenças para parar de fazer o que precisa ser feito.

 

Acontece, que quando se tem um claro objetivo definido e sabemos o que precisa ser feito e de que forma, fica mais fácil seguir o fluxo e fazer. Então se ponha em ação, comece a fazer e não pare enquanto não estiver terminado.

 

Está disposta a descobrir quem é você nesta jornada e aumentar a prosperidade do seu negócio desenvolvendo a sua liderança? Clica aqui e saiba mais!

 

Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Faz sentido para você? Gostou deste texto? Curta, comente!!!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?