fbpx

Está pode parecer uma pergunta meio boba, mas te garanto que não é!

A maioria das micro e pequenas empresas hoje apenas pagam contas, sem trabalhar para realmente gerar resultados e crescer!

Para te ajudar a repensar sobre o seu negócio, nesta série de artigos vou falar sobre os 5 fatores cruciais para os resultados efetivos de qualquer negócio….

Vou chamar esses fatores de 4P1R… são eles: Plano, Pessoas, Produto, Processos e Resultados.

Para qualquer negócio prosperar, esses fatores precisam ser claros, definidos, apurar-se-ia e controlados com muito cuidado.

Plano se refere às definições estratégicas do negócio, qual seu objetivo, visão, missão, valores… A razão de ser do negócio… para que ele existe.

Quando falamos em pessoas, definimos perfil da equipe, forma de atuação e apresentação da mesma, habilidades e competências necessárias para um melhor atendimento.

No campo Produto, não me refiro apenas ao produto em si, mas também a percepção do mesmo pelo mercado. Ou seja, quais canais de divulgação e distribuição utilizados, qua será o público alvo é como fazer para atingi-lo?

No quesito Processos, precisamos pensar na operação do negócio… será presencial, on-line, sob demanda, varejo, atacado, etc… Quais as regulamentações existentes, Qual será o passo a passo de cada operação? Aqui também temos vários fatores a serem considerados.

E por fim e não menos importante, o Resultado… Aqui concentramos todos os controles financeiros necessários ao negócio, indicadores de desempenho cruciais que devem ser acompanhados , periodicidades e responsabilidades por estes controles.

Vamos começar a repensar nosso negócio e fazer com que ele funcione para você e não você para ele???

Acompanhe as próximas semanas!!!

Gostou deste conteúdo??? Curta, compartilha!!!

Quer saber mais??? Pergunte-me como!

Tais F Gaspar de Araújo
Master Coach, Consultora e Treinadora de Líderes
Empreenda Consultoria

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?