fbpx

 

O ser humano é por natureza complexo e ambíguo, com diversos desejos, necessidades e personalidades, mas quem está no comando da sua história?

 

 

Diversos em um

 

 

Costumo dizer que nossa mente funciona como uma grande colmeia, onde temos diversas operárias trabalhando nos seus postos e uma grande rainha comandando, mas não importa se as operárias fazem um excelente trabalho, se a rainha não estiver bem posicionada.

 

Todo empreendimento ou carreira começa com um sonho, mas ele não se perpetua sem gestão e liderança

 

 

Ver, ouvir ou sentir?

 

O primeiro grupo das operárias estão no comando do sistema representacional. Neste grupo temos as visuais, as auditivas e as cinestésicas.

 

A neurolinguística explica que os sistemas representacionais são responsáveis pela codificação do que ocorre no mundo externo por meio dos canais visual, auditivo e cinestésico (tátil, olfativo e gustativo). Assim, nossa comunicação interna e externa é feita com base em nossos sentidos.

 

Diz-se que o sistema mais desenvolvido que alguém pode ter é aquele utilizado pela pessoa para fazer o maior número de distinções visuais, táteis, olfativas e sensoriais. Que o mais valorizado é aquele usado para avaliar o significado de uma experiência e para a tomada de decisões. E que o sistema mais consciente é aquele em que a pessoa direciona intencionalmente sua capacidade de assimilar para fazer-se entender para utilizá-lo de forma assertiva. Achou confuso? Calma, a PNL explica.

 

É interessante ver como cada pessoa escolhe um sistema representacional preferido para processar as informações sobre o que está acontecendo em torno dela. Este sistema age como sensor da realidade único para cada indivíduo e se fortalece justamente pela maneira como enxergamos o mundo e entendemos e vivenciamos as coisas.

 

O que importa?

 

Possuímos alguns sentidos mais desenvolvidos do que outros. E isso varia de pessoa para pessoa. Mas talvez você esteja se perguntando: qual a importância disso tudo? E eu te pergunto:

  • Seria interessante aprender a identificar as portas de percepção mais utilizadas pelos seus colegas de trabalho, seus liderados, seus clientes, seus familiares e, assim, tornar a comunicação entre vocês muito mais assertiva?
  • Seria interessante identificar o seu canal de percepção preferido para: estudar, memorizar, criar, planejar, estruturar suas tarefas, tomar decisões?

 

Eu tenho uma boa notícia para você: é possível identificar o sistema representacional preferido por meio do autoconhecimento. Assim como é possível identificar o sistema representacional mais utilizado pelas outras pessoas através da linguagem corporal, pistas de acesso oculares e até mesmo das palavras que elas mais utilizam.

Voltando às abelhas, esse é o papel da Rainha, ter autoconhecimento suficiente tanto para identificar o seu perfil, como para identificar o das pessoas que estão à sua volta e aumentar o seu poder de conexão com elas.

Mas seu papel não é só esse, ainda temos mais alguns grupos bem distintos.

 

Comportamentos diversos

 

Agora que identificamos como nos conectamos e entendemos o que está a nossa volta, vamos olhar ainda mais para dentro.

 

O outro grupo está ligado ao nosso perfil comportamental, ao sistema que representa nossos pensamentos, atitudes e comportamentos. Já falei sobre os tipos de perfis no artigo “Quem é você na sua jornada”, confere aqui.

 

Como já disse, todos nós possuímos também os 4 perfis de comportamento, Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade. Esses perfis podem ser combinados em duplas ou até mesmo, trios. Mas, ocorre que temos um deles mais característico e presente o que não anula a presença dos demais.

 

Novamente, a nossa abelha Rainha lá da nossa mente tem que estar ligada para saber qual abelha operária ela precisa despertar em cada ocasião.

 

Mas não se engane, essa confusão ainda não terminou, tem mais um grupo a seguir.

 

O mito do empreendedor

 

Aqui está nossa terceira turma de operárias, as empresárias. De acordo com o livro, O Mito do Empreendedor de Michael Gerber, também temos 3 personalidades quando se trata de empreender.

Primeiro, o empreendedor, aquele que sonha. Tem a visão do negócio. Transforma cada questão trivial em uma grande oportunidade comercial. Foca no futuro e em suas oportunidades.

 

O perfil técnico, refere-se às habilidades para construir o negócio. É aquele que gosta de fazer as coisas e vive no presente, ver resultados e não tolera interrupções.

E por último, O perfil gestor. Aquele que fornece os sistemas, traz ordem e garante que tudo funcione redondinho. É aquele que foca no passado e se agarra ao status quo.

 

De acordo com O Mito do Empreendedor, a personalidade típica de um novo empresário é 10% empreendedora, 20% gestora e 70% técnica. Entretanto, o perfil ideal seria 33% empreendedor, 33% gestor e 33% técnico.

 

 

A Rainha vai enlouquecer

 

Pois é, são vários sistemas que a Rainha precisa controlar, o problema é que este controle, em sua maioria é feito de forma inconsciente. Mas quer dizer que a Rainha tem controle, mas não sabe como? Sim e Não!

 

A Rainha da nossa mente detém o controle, mas para utilizar deste controle de forma efetiva é preciso AUTOCONHECIMENTO. Quanto maior for o seu poder de autoconhecimento, melhores serão suas decisões e escolhes, melhores serão os seus relacionamentos e conexões.

 

Está disposto a descobrir quem é você nesta jornada, clica aqui e saiba mais!

 

Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Gostou desse artigo? Curta, compartilha com os amigos!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?