fbpx

 

 

Todos nós temos – ou ao menos deveríamos ter – objetivos, metas a serem alcançadas. Afinal, uma pessoa sem perspectivas apenas sobrevive, não tem estímulos e, como não sabe onde quer chegar, não consegue alcançar seus objetivos.

 

 

Alcançar nossos objetivos, sejam na área financeira ou pessoal, quase sempre exige disciplina, persistência e dedicação, além de disciplina para aprender. Mas como alcançar objetivos na prática? Como ter disciplina todos os dias para ir atrás dos seus sonhos ou maiores desejos?

 

Neste artigo, você acompanhará 7 dicas de como ter disciplina pessoal para alcançar cada um dos seus objetivos. Acompanhe agora!

 

A importância da disciplina para atingir metas e objetivos

 

Se você tivesse que desenvolver apenas um único ponto, capaz de garantir mais felicidade e realizações, eu diria: aprenda como ter disciplina. Mais do que qualquer outra capacidade, essa qualidade é fundamental para mudar o rumo das pessoas. Tê-la significa justamente fazer o que é necessário para conseguir o que se quer.

 

No mundo, existem dois grupos de pessoas: as que se organizam e respeitam um cronograma de ações e as que deixam tudo bagunçado. E eu pude constatar, em mais de uma década de experiência com desenvolvimento humano, que essa é uma das características mais marcantes das pessoas bem-sucedidas.

 

Ter disciplina é viver com menos ansiedade e chegar onde a enorme maioria nunca chegará.

 

Como ter disciplina mesmo quando você está sem vontade?

 

Descobrir como ter disciplina é um ingrediente mágico que muda completamente o sabor da vida. Só ele é capaz de garantir o cumprimento de uma tarefa mesmo diante de condições adversas, o que é imprescindível para a realização de seus objetivos.

 

Uma pessoa comprometida nunca diz “hoje não vou fazer algo porque não estou a fim”. Ela executa suas tarefas porque sabe que metas precisam ser alcançadas.

 

Por outro lado, quem está sempre deixando as coisas para depois costuma entrar em um ciclo de procrastinação do qual se torna quase impossível sair. Nessa situação, a principal característica é se empenhar pouco ou nada para conquistar o que se deseja. Naturalmente, isso leva à infelicidade e à frustração.

 

Quais práticas podem ajudar a manter a disciplina?

Eu não posso dizer a você como ter disciplina, mas posso indicar algumas práticas que ajudarão a mantê-lo no caminho. Isso acontece porque simplesmente não há uma receita ou fórmula mágica para conseguir se manter focado e disciplinado.

 

Esse status é fruto de esforços e adequações diárias. Veja como chegar a bons resultados e aumentar seu nível de disciplina, de maneira favorável, no cotidiano!

 

7 dicas para ter disciplina e alcançar os seus objetivo

 

  1. Tenha claro seu ou seus objetivos

 

Esta é a primeira premissa para alcançar seus objetivos: saber quais são. Disse Sêneca, o filósofo romano: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.

 

Você já sabe quais são suas metas? Está certo de que as deseja ou necessita? Você sempre se lembra delas, e pensa em como alcançá-las?

 

Talvez você deva rever suas prioridades e fazer uma avaliação da sua vida, em todos os sentidos, para verificar se seus objetivos estão de acordo com suas verdadeiras aspirações e as de quem você ama, como sua família ou seu cônjuge. É claro que você é quem tem que decidir onde quer chegar, mas, para isso, pense em tudo o que pode estar envolvido.

 

  1. Adote novos hábitos

 

Alcançar objetivos sempre inclui mudança de hábitos. E o que faz de um ato um hábito? A constância, a execução no dia a dia.

 

Todos temos hábitos ruins em nossas vidas, alguns mais impactantes, outros pequenos — mas também prejudiciais. Quem procura por disciplina precisa abrir mão de hábitos que agem no caminho inverso. Primeiramente, faça uma autoanálise e entenda o que você faz no dia a dia que o deixa mais longe dos seus objetivos.

 

Nem sempre são vícios, por exemplo. Há coisas mais simples e que são igualmente prejudiciais, como acordar tarde, não ler, passar muito tempo no celular, alimentar-se mal e não descansar, entre outras pequenas coisas. Apesar de serem hábitos, eles precisam ser encerrados. Quem tem metas deve ter costumes compatíveis com essas conquistas.

 

  1. Evite a procrastinação

 

Procrastinar significa “adiar”, “deixar para depois”, “outro dia eu faço”. Você é dessas pessoas que costumam pensar ou dizer coisas assim com frequência?

 

Então repense!

 

Alcançar objetivos requer disciplina, e disciplina, por sua vez, é comprometimento. Comprometimento de você com você mesmo, e com aqueles que estão incluídos ou dependem dos objetivos que quer atingir.

 

Lembre-se: tempo é o que temos de mais precioso: ele passa muito rápido, e não volta.

Mude HOJE. Faça HOJE o que tem que fazer HOJE. Desculpas sempre estão aí para quem não tem disciplina – exceto em casos inesperados de urgência, é claro.

 

  1. Busque motivação e ajuda

 

O que lhe motiva? O que lhe dá forças, lhe faz acreditar mais em você mesmo?

 

Muitas pessoas sofrem com insegurança, incertezas e sentem-se sem forças para buscar e alcançar objetivos.

 

Se precisar, procure apoio naquelas pessoas que o amam, como familiares e amigos. Porém, não deixe que eles o afastem de suas metas.

 

Você pode até mesmo procurar uma boa terapia para adquirir mais autoconfiança e clarear suas ideias e desejos, e como atingi-los. Pode ainda ler livros, assistir a palestras motivacionais, assistir a filmes que estão relacionados a alcançar objetivos, etc.

 

O importante é não desanimar!

 

É claro que, vez ou outra, você vai se sentir cansado de tentar… Afinal, somos seres humanos, com sentimentos, emoções e oscilações internas e externas. Mas, no fim, RECOMECE SEMPRE.

 

Nunca deixe de prosseguir em seu caminho. Você pode estar mais perto de conseguir o que deseja do que imagina!

 

  1. Faça um planejamento

 

Disciplina requer planejamento, certo? É tomar repetidamente certas atitudes ou seguir comportamentos.

 

Como ter disciplina sem definir rigorosamente tudo o que você vai fazer no seu dia? Pode parecer rígido e chato demais, no entanto, é só uma questão de planejamento e organização, em que você será o maior beneficiado. Afinal, você já sabe tudo o que fará, então, basta distribuir suas tarefas pelas horas que terá pela frente.

 

Vou dizer por que isso é importante: assim, você se manterá sempre atento ao tempo de realização dessas tarefas, reduzindo a procrastinação e se mantendo motivado a cumprir com uma agenda. Se você busca saber como ter disciplina, certamente está empenhado em melhorar. Uma rotina planejada cria um direcionamento para isso!

 

Talvez seja útil para você registrar todos os passos que precisa, minuciosamente, de forma cronológica, para alcançar seus objetivos. Às vezes, acabamos esquecendo de fazer o que devíamos, outras vezes “deixamos pra lá só por hoje” – procrastinação.

 

Com uma lista de atividades/atitudes em mãos, consultada com frequência (que tal na mesa do seu escritório, ou na mesinha ao lado da cama?), você vai sempre lembrar o que fazer para ter o que quer. lembre-se sempre que a direção é mais importante que a velocidade.

 

  1. Visualize atingindo seus objetivos

 

Esta é uma recomendação poderosa de uma célebre teoria, da qual você já deve ter ouvido falar: a Lei da Atração. Muitos não acreditam nela, mas prega que atraímos aquilo realmente desejamos, e pelo que trabalhamos.

 

Então, quanto mais positivo for seu pensamento e mais você se ver alcançando seus objetivos, maiores as possibilidades de isso se tornar realidade.

 

Parece meio místico? Na verdade, inúmeras leis regem nosso universo, e a Lei da Atração está inclusive na Física. É comprovado, ainda, que tendemos a fazer e querer aquilo em que mais pensamos, e mais: tornarmo-nos o que imaginamos que somos ou o que queremos ser.

 

Se você não acredita em Lei da Atração ou qualquer coisa assim, ainda é recomendável que sempre se lembre do quanto vai valer a pena atingir seus objetivos e ter a vida que você quer. Pense nos detalhes, visualize em sua mente, imagine que certamente vai atingir suas metas se não desistir, elas só estão esperando o tempo certo.

 

  1. Lembre-se que erros doem, mas ensinam

 

Todo mundo erra, só mudam os erros – e suas consequências, é claro, muitas vezes imprevisíveis. Por isso, não se deixe abalar se errar, cair, não conseguir algo que imaginavam em sua busca rumo a alcançar seus objetivos.

 

Na verdade, errar faz parte do processo de conquista de nossas metas, desde que você saiba aprender com eles. Você ainda pode observar erros cometidos por outras pessoas, sem ter que cometê-los, e sofrer com eles, para mudar.

 

Tenha paciência com você mesmo. Se você ler a biografia de grande parte das pessoas que mais marcaram a História com suas realizações ou tiveram sucesso, verá que a maioria delas passou por muitos percalços, inclusive aquele tão doloroso que é as pessoas não acreditarem em você.

 

Então, saiba que saber se levantar é mais importante que não cair: todos caem, e nem sempre podemos evitar a queda.

 

Recomece sempre que necessário. Erre mil vezes, desde que tente acertar mil e uma: um dia você consegue. Acredite nisso.

 

E aí? Pronta para crescer??? 

 

Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!!

Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!

 

O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.

 

E poderia fazer o mesmo por você.

 

ADORARIA te entrevistar.

 

Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.

 

E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga ”SIM” no link ou direto no meu WhatsApp:  (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!

 

 

Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Mentora, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?