fbpx

Tanto se fala em produtividade, eficácia, eficiência, competitividade… Parece que essas são as palavras mais ditas no mundo corporativo, mas, por que será? Qual seu significado?

 

Produtividade e eficiência são conceitos diferentes, ao contrário do que superficialmente possa parecer. Em comum, têm o facto de serem ambos de extrema importância para a vida saudável de uma empresa, de um negócio, de uma carreira profissional.

 

A eficiência é uma parte vital do sucesso de qualquer empresa, mas só pode ser usada para lidar com a forma como os recursos são manipulados, e o produto fornecido e distribuído. A análise da eficiência da empresa pode avaliar o nível de realização na produção da empresa, ou seja, eficiência da produção é o quanto se produz em relação ao quanto se poderia produzir.  Geralmente é expressa em percentagem e é o nível de produção atingido em relação aos recursos e o seu custo.

 

A produtividade também calcula como os recursos são manipulados e transformados em bens úteis, mas neste caso, o empresário pode concentrar-se sobre outros detalhes do seu trabalho. Produtividade é o quanto se produz em relação aos recursos utilizados.

 

Trocando por miúdos, o termo produtividade refere-se à quantidade de trabalho produzido por uma equipe, uma empresa ou um indivíduo. A eficiência, por outro lado, refere-se aos recursos utilizados para produzir esse trabalho. Assim, quanto mais esforço, tempo ou meios materiais forem necessários para realizar o trabalho, menos eficiente será o processo.

 

Mas a grande pergunta é: Como aumentar a produtividade de forma eficiente?

 

Se você quiser ter mais produtividade precisa focar na única coisa que você tem controle: você mesmo. Você tem como controlar fatores externos como condições climáticas, tempo, etc… Mas pode controlar seus comportamentos.

 

Em questão de manter a produtividade elevada com eficiência, primeiramente é preciso definir um objetivo. O que se quer alcançar e o que precisa ser feito para poder alcançar este objetivo.

 

Tenha consciência de que você não pode controlar 100% dos resultados, mas pode controlar as suas atitudes que lhe levaram ao seu objetivo… Esse é o primeiro princípio a ser seguido para alcançar alta produtividade.

 

Pense no destino final, pode parecer meio louco, mas o q você gostaria de ouvir de você no seu próprio funeral, como você gostaria de ser lembrado? Ou ainda, pense no que você gostaria de contar a seus netos e bisnetos no seu aniversario de 90 anos. Como foi a sua vida?

 

Comece a Categorizar as tarefas. Faça primeiro o que é mais importante. Separe as tarefas por: Urgente/ importante

 

Pense: Quais são as poucas coisas que dependem exclusivamente de vc e que vai te deixar mais próximo do seu objetivo?

 

Ao definir o que é realmente importante e fazer, partir para a ação as coisas urgentes vão diminuindo cada vez mais e seu nível de stress e cobrança também.

 

Pense nisso!

 

Quer aprender mais sobre como priorizar e organizar sua vida? Participe do meu grupo no WhatsApp de Acesso ao Desafio 21 Dias para Ampliar seus Resultados. O grupo te da acesso a uma oferta exclusiva e bônus incríveis.

 

Corre lá e participa. Clica aqui!

 

Gostou deste artigo? Curta, Compartilha com os amigos!!!

 

 

Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no Whats!!!

 

 

Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?