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A procrastinação é um problema que tem atrapalhado a sua vida?

 

Saiba que você não está sozinho.

Um em cada cinco indivíduos é procrastinador.

Mas isso não é motivo para você achar que a procrastinação é algo natural. É apenas uma informação para se sentir acolhido e mais confortável em buscar a solução. Afinal, se você sofre com o problema, não há por que continuar nessa situação, concorda?

Talvez, você já tenha até tentado solucionar sozinho, mas não obteve sucesso.

Por isso, neste artigo, vamos ajudá-lo a descobrir como vencer a procrastinação.

 

O que significa procrastinar? 

 

Procrastinar quer dizer adiar. Segundo o dicionário, significa:

“Adiar ou deixar alguma coisa para depois […] Transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia.”

Portanto, procrastinar significa deixar para fazer algo depois, mesmo que você pudesse fazer naquele momento.

Na maioria dos casos, a pessoa procrastinadora se convence que não precisa fazer aquela tarefa agora, que será até melhor deixar para depois.

Enquanto isso, ela usa aquele tempo para fazer outras coisas que, em geral, são mais prazerosas que aquela que deveria estar fazendo.

Por exemplo, muitas pessoas quando precisam estudar um assunto difícil se convencem que antes de começar precisam comer, ou arrumar o espaço, depois escolher o método certo de estudo e então assistir um vídeo relaxante… e a lista só vai aumentando.

Enquanto isso, ela está adiando o momento de começar a estudar. Isso é procrastinação.

 

Por que a procrastinação acontece?

 

Embora pareça um mal da vida moderna, procrastinar é uma realidade desde as civilizações antigas. O poeta grego Hesíodo, por exemplo, escreveu, por volta de 800 a.C., “deixar seu trabalho até amanhã e no dia seguinte”.

De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.

“Isso porque é mais fácil para nossos cérebros processarem coisas concretas em vez de abstratas, e o incômodo imediato é muito tangível em comparação com aqueles irreconhecíveis e incertos benefícios futuros”, explica a especialista Caroline Webb em artigo da Harvard Business Review.

Alguns lidam mais frequentemente com a procrastinação porque ela é influenciada por fatores genéticos. Além disso, as circunstâncias “negativas” de uma tarefa também podem contribuir. Se algo é desagradável de fazer, ou mais complexo, por exemplo.

7 Passos para parar de procrastinar

#1 Dê o primeiro (micro)passo para deixar de procrastinar

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, “tão baixa que o procrastinador em você, que prefere se sentir bem agora e lidar com coisas reais depois, não vai se negar”. Dê um passo de cada vez e siga.

#2 Gerencie suas emoções, não apenas seu tempo

Acreditar que você deve esperar estar com bom humor para fazer algo é uma armadilha que pode levar à procrastinação. Joseph Ferrari, um professor de psicologia na Universidade DePaul, nos Estados Unidos, descobriu que o pensamento “não estou com humor para cumprir X tarefa” pode levar a um ciclo vicioso.

Para parar de procrastinar, comece a refletir sobre a razão real do adiamento das tarefas, e recorra a táticas de regulação emocional. Uma sugestão é reformular o modo como você vê uma situação (os psicólogos chamam de “reavaliação cognitiva”) ou nomear a emoção que você está experimentando (“rotular”) – que ajudam a lidar com os sentimentos estão desencadeando a procrastinação.

#3 “Dê nome aos bois”: é mesmo procrastinação?

Clarificar o que são casos de procrastinação e o que são apenas atrasos, que têm outro sentido, facilita o processo de visualizar a prática e gerenciá-la. Rotular corretamente um atraso é importante, porque você não pode derrotar um inimigo se sua imagem dele for vaga ou estiver turva.

Os atrasos podem ter diversos fins, e alguns necessários para aumentar a produtividade. É o caso de quando alguém demora para cumprir uma tarefa a fim de coletar mais informações, ou descansar e refrescar a cabeça, por exemplo. Também existem outros que são inevitáveis e derivados de circunstâncias externas.

#4 Pratique a procrastinação “estruturada”

Em 1996, o professor de filosofia de Stanford John Perry apresentou o conceito de “procrastinação estruturada” – sobre o qual também escreveu um livro. Procrastinar com estrutura envolve colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos amedrontadoras.

Segundo John, como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante e aproveitar sua vontade de evitá-la para resolver todas as outras.

Preencha a sua lista de tarefas com atividades que você cumpriria de qualquer forma – como fazer café e carregar o celular. Assim, você aumenta o sentimento de realização e de motivação, que te ajudam a realizar tudo o que precisa.

#5 Visualize o seu futuro “eu”

Acreditamos que o ‘eu’ de amanhã ou da próxima semana terá mais energia, mais força de vontade para seguir adiante em alguma tarefa que parece ameaçadora. Mas infelizmente, nós realmente não mudamos muito nesse período de tempo.

Reforçar o senso de continuidade. Ou seja: entender que o futuro só vai trazer melhorias a sua produtividade, se o comportamento mudar pode levar a menos procrastinação.

Desenvolva exercícios de visualização guiada do seu futuro EU. Com duração de 10 minutos, e devendo ser praticado diariamente, pode ajudar na visualização do “eu” do futuro – “para ver que eles [‘eu’ do presente e ‘eu’ do futuro] são em grande parte um e o mesmo, e assim ser mais gentil com si mesmo”.

Para começar, escolha a área em que você mais precisa entender como parar de procrastinar. Então, imagine a si mesmo em uma certa “data limite”. Onde você está? O que vê? Como se sente? Que palavras você lê em um e-mail sobre essa tarefa? Pense sobre essas perguntas e tente se colocar no futuro.

#6 Faça planos que incluam os imprevistos

Ainda que você se comprometa a não procrastinar, os imprevistos podem acabar com seus planos. No entanto, uma mudança de comportamento pode ser o bastante para prevenir essa situação.

Os imprevistos podem acontecer, mas você precisa estar preparada para lidar com eles.

Criada pelo psicólogo Peter Gollwitzer, a técnica “se-então” (em inglês, if-then) consiste em identificar antecipadamente fatos externos e internos que podem te atrapalhar no cumprimento da tarefa. O segundo passo é pensar, também antecipadamente, na resposta ao “imprevisto”. A reação pode envolver uma ação ou um pensamento.

Por exemplo: alguém que planeja caminhar até o trabalho pode prever como reagiria se chovesse. Com a chuva, prevê que surgirá a vontade de ir de carro e pode se lembrar de pensar no quanto se sentirá bem depois do exercício para se motivar. Assim, com o se-então, você se prepara e evita a autossabotagem.

Como parar de procrastinar depende de, muitas vezes, planejamento. Por isso, tente cuidar do seu ambiente físico e mental para minimizar o número de situações críticas. Desligue as notificações eletrônicas, se acha que vão te distrair em algum momento, por exemplo.

#7 Para parar de procrastinar de vez, evite se repreender 

No fim das contas, os sentimentos negativos funcionam como desmotivadores e impedem que você veja com clareza a situação. Quando os procrastinadores se sentem mal, eles não se sentem mal não apenas com as coisas que estão adiando, mas sim porque lembram de todas as vezes em que procrastinaram no passado

Então isso alimenta de volta os sentimentos negativos, que contribuem para querer evitar a tarefa. Existem vários exercícios que podem ajudar no reconhecimento e no controle das emoções autodestrutivas, seja pelo perdão, ou compaixão consigo mesmo, diz a especialista.

Um dos caminhos de como parar de procrastinar é sempre que lembrar de algum momento em que procrastinou, ou quando acabar de passar por isso, escrever um bilhete, como se fosse a um amigo, assegurando de que não há nada de errado ou imoral no que “ele” (o “amigo”) fez. Somos muito mais gentis com outras pessoas que estão lutando do que com nós mesmos.

Normalizar os seus erros ajuda a controlar as emoções, para que você consiga seguir em frente com suas atividades, e não ficar paralisado pelos sentimentos negativos. Diga a si mesmo: “você não foi a primeira pessoa a procrastinar e você não será a última”.

Aplicativos que te ajudam a gerenciar seu tempo e acabar com a procrastinação

 

Você, provavelmente, tem diversos aplicativos em seu aparelho celular, não é verdade?

Para evitar a procrastinação, vale instalar mais alguns.

Na verdade, esses apps ajudam na organização e na administração do tempo – atividades fundamentais para combater o impulso de adiar as tarefas.

Confira algumas opções de plataformas:

Com foco no método Pomodoro, alguns exemplos de apps:

  • Be Focused
  • Meu Pomodoro
  • Flat Tomato
  • Cuckoo
  • Focus Timer Reborn

Outros, para bloquear distrações:

  • Freedom
  • AppBlobk
  • SimplyNois

Para organizar e acompanhar tarefas:

  • Todoist
  • Priority Matrix Manager
  • Evernote
  • Trello

 

E aí? Pronta para crescer e deixar de procrastinar??? 

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O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.

 

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ADORARIA te entrevistar.

 

Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.

 

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Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Mentora, Consultora e Treinadora

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