fbpx

Entenda o que significa essa expressão e descubra o que faz você se mover

 

Confesso, de antemão que este é um tema muito abrangente e muitas vezes, fico até ressabiada ao falar dele, pois entendo a sua importância e discordo de algumas conotações feitas. Mas, vamos lá.

 

Segundo o dicionário, motivação é o ato ou efeito de motivar, de despertar o interesse por algo: os elogios serviram de motivação para melhorar.

 

Já o Wikipédia nos diz que: A motivação é o que explica por que pessoas ou animais iniciam, continuam ou terminam um certo comportamento em um momento determinado. Os estados motivacionais são comumente entendidos como forças atuantes dentro do agente que criam uma disposição para se envolver em um comportamento direcionado a um objetivo.

 

O que te motiva? Entenda o poder dessa reflexão

 

Se você perguntar isso para 100 pessoas diferentes, tem grandes chances de ouvir 100 respostas diferentes. Um feedback positivo? Adrenalina? Fazer o bem? Dinheiro? Reconhecimento? Impossível generalizar. Motivação é algo muito pessoal, cada um tem o seu gatilho.

 

Trocando em miúdos, motivação trata-se da junção de motivo + ação, ou seja, o motivo que nos leva a agir.

 

Cada pessoa tem as suas próprias motivações, afinal, somos seres únicos, com nossos próprios desejos, sonhos e convicções. Mas e você, o que te motiva e te impulsiona a se dedicar a ir além? Já parou para pensar a respeito disso?

Saiba que entender o que te motiva é muito importante, pois poderá utilizar essa força interior conscientemente em prol do seu crescimento. Siga a leitura para entender o poder dessa reflexão.

 

Por que é importante entender o que te motiva?

Você provavelmente já deve ter ouvido que a paixão é um dos maiores combustíveis para realizar um bom trabalho e construir uma carreira de sucesso. Essa paixão e a motivação têm total relação, porque o fato de gostar muito de algo irá te dar motivos para se dedicar, ou seja, te motivando para isso.

 

Entender o que te motiva é importante, porque, desse modo, poderá se aproximar desse agente motivador e utilizá-lo como uma força motriz para o seu sucesso e satisfação. Caso contrário, se não tiver conhecimento sobre suas paixões e aptidões irá desperdiçar grandes chances de fazer o que ama, seja profissional ou pessoalmente.

 

 

5 Dicas para descobrir o que te motiva

 

Se deseja realizar essa importante reflexão e descobrir o que te motiva, as dicas a seguir poderão te ajudar, acompanhe!

1 – Se questione sobre as coisas que gosta de fazer

Cada indivíduo tem suas preferências e aptidões, geralmente, costumamos gostar mais daquilo que fazemos bem. Então, comece a sua reflexão pensando nas coisas que mais gosta de fazer. Não precisa encontrar respostas tão específicas agora, elas podem ser mais amplas, como: lidar diretamente com o público, trabalhar sozinho ou em grupo, lidar com crianças, idosos, entre outras possibilidades. Registre todas as informações que obtiver. Aproveite para saber também sobre o que não gosta.

2 – Pergunte a opinião de pessoas próximas

Por mais que seja um assunto pessoal e que apenas você pode confirmar, é válido perguntar para pessoas próximas as coisas que elas acham que você faz bem. Afinal, muitas vezes não nos damos conta dos nossos próprios talentos, talvez por insegurança ou, até mesmo, por distração. Assim, poderá refletir sobre o que elas disserem e verificar se condiz com os seus verdadeiros desejos e preferências.

3 – Observe quais são os seus maiores interesses?

Existe algum assunto do qual você goste muito de falar? Talvez, essa resposta possa trazer uma pista valiosa a respeito do que te motiva. Se você tem o hábito de ler, verifique sobre quais temas são os livros que mais te interessam. Quanto mais gostamos do assunto, mais queremos conversar e aprender sobre ele.

 

4 – Como deseja ser lembrado depois de partir?

Uma coisa é fato, todos nós um dia vamos partir e encerrar nossa passagem pela Terra. Quando esse dia chegar, como deseja ser lembrado pelas pessoas? Essa é mais uma reflexão bastante válida e que pode te direcionar para descobrir o que te motiva. Uma pessoa pode desejar ser lembrada como alguém que ajudava outras a se desenvolver, a se cuidar, a alcançar seus objetivos, são muitas as possibilidades.

 

5– Faça experimentos com as informações que obtiver

Seguindo as dicas anteriores você conseguirá encontrar várias respostas a respeito do que te motiva. Agora é hora de usar essas informações para fazer experimentos e observar a sua reação. Você pode fazer isso através de trabalhos voluntários, de atividades na empresa em que trabalha e de várias outras maneiras. Quanto mais testar, mais produtiva será a sua busca.

 

Pense em como pode incluir esses agentes motivadores na sua vida

 

Talvez você esteja se perguntando o que deve fazer depois que descobrir o que te motiva. Um questionamento comum é: e se não tiver nada a ver com o meu trabalho atual? Bom, existem várias maneiras de incluir os agentes motivadores na sua vida, o que pode tanto ser através do trabalho quanto de outras formas.

O primeiro passo é se conhecer, entender como você funciona, e a partir daí partir para a ação.

 

Então agora está preparada para o seu sucesso sabendo o que te motiva?

E aí? Pronta para crescer???

Quer saber como destravar o seu potencial e realizar seus objetivos em 2022?

Na próxima quarta, dia 08/12, eu farei o *WORKSHOP DESTRAVA*, exclusivo para minhas mentorandas, mas resolvi abrir algumas poucas vagas para convidadas. Se você sente que pode fazer mais por você mesma para alcançar todo o seu potencial, você não pode perder esta oportunidade, onde eu vou te dar o passo a passo para construir a vida que você merece.

 

Acessa o link e aproveita esta condição exclusiva.

 

https://taisgaspar.com.br/destrava/

 

Gostou deste artigo? Curta, compartilha com os amigos!!!

Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!

 

 

Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?