fbpx

Como desenvolver uma mentalidade para o sucesso?

 

Muito se fala sobre métodos de produtividade, técnicas para fazer o dia render e como deve ser feito o planejamento para alcançar os seus objetivos. Isso tudo é essencial, no entanto, para que as suas ações sejam eficazes, é preciso aprender a moldar o seu mindset, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje.

 

Você tem conseguido realizar tudo o que gostaria para sua vida e para o seu trabalho?

 

O que é a Mentalidade produtiva?

 

A capacidade de ser produtivo é necessária para todos nós. Não importa se você é o presidente dos da maior empresa do país ou um simples estudante. Todo trabalho, tarefa e responsabilidade exigem uma mentalidade produtiva para alcançar um resultado positivo.

 

“O tempo não é reembolsável. Use-o com intenção.” – Desconhecido

 

Confiar na força de vontade e no autocontrole, apenas o levará até um certo ponto. Ambos os atributos são rapidamente esgotados. Nesse caso, a capacidade de permanecer produtivo rapidamente se esvai.

 

O fato é que nosso cérebro é a chave para estabelecer e sustentar a produtividade. Enquanto nossos recursos, ou seja, nossa “energia”, são finitos, o uso eficiente desses recursos permitirá que qualquer pessoa continue produtiva ao longo do dia.

 

Mindset, o que é afinal?

 

 

cerebro e energia

 

Mindset é a sua configuração mental. É a forma como você pensa e enxerga as coisas ao seu redor. A sua mentalidade é responsável pela forma que você age, pois os seus pensamentos determinam a sua perspectiva diante de cada situação que você vive.

 

Sabe aquela “vozinha interior” que aparece quando você vai tentar fazer alguma coisa que te desafia? Aquela voz que te diz:

 

“Isso não é pra mim…”

“Mas eu não nasci pra ter sucesso…”

“Dinheiro não é pra mim…”

“Eu nunca vou dar certo…”?

 

Esse é o seu mindset tentando te sabotar. Veja bem, ele pode atuar de duas formas:

  • Te sabotando e fazendo você se subestimar;
  • Ou te colocando para cima e te fazendo progredir.

 

É dessa segunda forma que queremos que ele atue. Antes de irmos ao passo a passo, é importante que você entenda o seguinte: O seu mindset vai te fazer produzir determinados tipos de pensamentos. Esses pensamentos te farão tomar determinadas ações, e essas ações te farão produzir determinados resultados.

 

Lembre-se sempre:

 

Pensamentos geram sentimentos que levam a ações e vão gerar resultados!

Gerando resultados

 

Por exemplo, se você pensa que não consegue ter um negócio bem-sucedido, você já vai começar pensando que não dará certo, que nem deveria tentar. Ou seja, vai agir de acordo com o seu pensamento. Consequentemente, seu negócio não dará certo, e aí você vai pensar: “Eu SABIA que não deveria ter começado isso!”. E pronto! O ciclo se completou. Porque aquilo que você acredita se concretizará, sendo positivo ou não.

 

Mas então, como mudar tudo isso? 

 

 

A seguir, veja os 5 passos para que você desenvolva um mindset de produtividade e realização.

 

 

  1. Uma tarefa de cada vez. Não adianta você dizer que é multitarefa, isto é mito, o cérebro humano não é capaz de suportar múltiplas tarefas por muito tempo… A capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez é a habilidade mais poderosa na melhoria da produtividade.
  2. Otimize o seu ambiente. Não é novidade que seu ambiente tem um impacto significativo na produtividade. Aqui está a boa notícia: a quantidade certa de temperatura e iluminação pode melhorar drasticamente o desempenho do seu trabalho.
  3. Tenha uma boa noite de sono. Durma cedo e acorde cedo!!!! Elimine distrações durante o sono… Estudos comprovam que luzes e ruídos comprometem a qualidade do seu sono, então … nada de celular ao lado da cama!
  4. Veja imagens bonitas. (É isso mesmo!!!) Em um artigo de pesquisa intitulado “O poder do Kawaii: ver imagens bonitas promove um comportamento cuidadoso e um foco atencional”, os cientistas da Universidade de Hiroshima no Japão observaram uma forte correlação entre olhar imagens bonitas e o desempenho pessoal. (A palavra “Kawaii” em japonês significa “fofo”.) Os autores concluíram o estudo com isso: “As coisas Kawaii, não só nos fazem mais felizes, mas também afetam nosso comportamento; ver coisas bonitas melhora o desempenho subsequente em tarefas que necessitam de cuidado comportamental, possivelmente, reduzindo a amplitude do foco de atenção.”
  5. Cuide de si! Cuidar de mente e corpo… Encontre uma atividade física que goste de fazer e faça! Sem desculpas, o corpo são estimula o funcionamento do cérebro… Medite! Tenha um tempo para si… Pode ser 5 minutos, mas pare! Observe sua respiração, seus pensamentos.

 

Qualquer um de nós pode desenvolver uma mentalidade produtiva, basta querer verdadeiramente e estar disposto a lidar com o estranhamento das pessoas automatizadas. Um primeiro passo? Conheça a si mesmo, seus valores e sonhos. Entenda em que fase da vida você está e se suas escolhas estão congruentes com a aquilo que você é e pode fazer no momento.

 

Mentalidade Produtiva

 

Produtividade não se trata apenas de aproveitar bem o tempo, mas conquistar felicidade, autoestima e confiança através de suas realizações para si mesmo e para o bem das pessoas ao seu redor.

mulher na praia
Tenha um tempo para você

Está disposta a descobrir quem é você nesta jornada e aumentar produtividade e desenvolver a sua liderança de resultado? Clica aqui e saiba mais!

 

Quer saber mais??? Veja mais conteúdos no site Empreenda Consultoria ou Me chama no whats.

 

Faz sentido para você? Gostou deste texto? Curta, comente!!!

 

Te vejo na próxima semana.

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

Mais de 15 anos de experiência atuando junto à empresários de micro e pequenas empresas na busca do crescimento do negócio e desenvolvimento organizacional, pessoal e social.

 

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?