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Equipe

Você finge que faz e eu finjo que acredito!

 

É assim que funciona a cultura da sua organização?

 

Pois acredite, na maioria das organizações acontece dessa forma.

 

Cultura

A cultura organizacional é o jeito de ser da empresa. É aquilo que não é dito, é como funciona, é a filosofia… é o que acontece quando o dono não está na sala. É a mentalidade da empresa.

 

O ambiente volátil e complexo que estávamos vivenciando nos negócios requer profissionais capazes de tomar decisões estruturantes.

 

As mudanças ocorrem a todo momento e as empresas e as pessoas tem que estar preparas para enfrentar essas mudanças de forma eficiente e assertiva.

 

Liderança em tempos de transformação

Liderar em tempos de grandes transformações – tecnológicas, culturais e comportamentais – não é tarefa fácil. Nesse cenário, agilidade torna-se uma característica fundamental, especialmente para quem está em posições de liderança e precisa engajar pessoas, tomar decisões e criar estratégias para obter resultados satisfatórios.

 

A empresa e sua liderança, precisam estar voltados para a cultura de aprendizado já que toda vantagem competitiva é temporária. O que é vantagem hoje, pode e será copiado amanha. A empresa precisa se reinventar constantemente e para isso, precisa que sua equipe esteja alinhada a um propósito muito mais amplo.

 

Temos que entender que tudo o que não cresce, morre… A empresa precisa estar ciente de que se ela parar de aprender, também ira parar de crescer e assim, morrer.

 

É papel do líder influenciar a equipe na cultura do aprendizado. Equipe eficiente é equipe treinada. É equipe engajada no propósito da organização.

 

Esse propósito deve ser “O cliente como centro da jornada de criação de valor do negócio”. A equipe engajada em gerar resultado operacional, mas seguindo processos com eficiência. Sempre pensando em inovar para perpetuar.

 

Quando se tem o cliente no centro, os processos tendem a ser mais eficientes. Voltados a atender as necessidades dos clientes. A criar experiencias para captar, reter e multiplicar… Cliente bem atendido, multiplica as oportunidades.

 

Lembrem-se que, as transformações dizem respeito as pessoas e não a tecnologia, equipamentos, produto ou serviço.

 

Quando temos uma balança equilibrada entre processos eficientes, mais inovação o resultado é certo.

 

Leia aqui o Artigo onde falo sobre o Comportamento Empreendedor de Sucesso para entender melhor o papel da liderança nos dias atuais

 

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Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no Whats!!!

 

Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

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