fbpx
liderança essencial

Como a liderança afeta as relações e os comportamentos.

 

 

No artigo desta semana começo com uma famosa frase de “Peter Drucker” que diz: As únicas coisas que acontecem naturalmente dentro de uma empresa são: atritos, confusão e má performance. Todas as outras coisas são resultado da liderança.

 

Liderança

 

De fato, este é um assunto extremamente extenso e interessante, mas o objetivo do artigo é despertar a sua curiosidade e acordar o seu líder interior.

A função de liderança dentro das empresas é de fundamental importância para garantir bons resultados. Percebemos que, com a chegada das novas gerações de profissionais ao mercado de trabalho, os modelos tradicionais de liderança baseado na autoridade e no poder não tem surtido efeito positivo, e diante disso se fez necessário a adequação de abordagens modernas com um modelo de liderança focada em colaboração, reconhecimento, compartilhamento e trabalho em equipe.

 

Líderes perdidos

 

Vejo diversos “líderes” reclamando de sua equipe, da falta de comprometimento, integração, dos conflitos existentes, dificuldades nas vendas, etc, mas, esses não são problemas isolados. Qualquer problema que exista nos negócios está relacionado à liderança.

 

A meu ver, existem dois tipos de líderes, os preparados e os perdidos.

 

Ninguém passou por uma escola de liderança no jardim de infância, certo? Eu mesma, não tive uma matéria específica sobre liderança na faculdade (ainda bem que isso vêm mudando). Mas, mesmo depois de diversos cursos, mentorias, livros, etc ainda sinto que liderança é um assunto misterioso, envolvente e com muito ainda a aprender.

 

 

Poder X Autoridade

 

Cabo de guerra

Há mais de cem anos, um dos fundadores da sociologia, Max Weber, estabeleceu uma diferença entre poder e autoridade, e essas definições ainda são amplamente usadas.”

Em linhas gerais, poder é a capacidade que alguém tem, por causa de sua posição, de forçar ou coagir os outros a cumprirem sua vontade, ainda que eles preferissem não o fazer.

 

Simplificando, poder é: “faça isto, senão…!”  “Faça-o, senão eu o bombardeio, espanco, arraso, denuncio, demito”. Poder é a minha possibilidade de obrigá-lo a agir segundo minha vontade, queira você ou não.

 

Essa definição faz o poder parecer uma coisa negativa, acontece que, às vezes, o líder tem que exercer a função de chefe, dizer às pessoas o que fazer, e definir a realidade para elas. Não acho que o poder seja necessariamente ruim, ele apenas precisa ser bem utilizado.

 

Há momentos em que o líder tem que recorrer ao poder, quando ele se faz necessário. Lembrem-se, os líderes de verdade, sempre atendem a necessidades legítimas e usa o poder de maneira criteriosa e comedida.

 

Liderança é sobre pessoas

 

mulheres dadas as mãos
Liderar é sobre pessoas

Quando o poder é utilizado para dominar, controlar e manipular as pessoas, sejam elas crianças, empregados, alunos, cônjuges ou clientes, começam a surgir sinais muito ruins.

 

Sinais como rebeldia, mentira, baixo nível de comprometimento, moral baixa, falta de confiança, disfunções familiares, falhas organizacionais, conflitos trabalhistas, rotatividade dos empregados, divórcio, absenteísmo, para citar apenas alguns.

 

Ou seja, talvez você até possa tirar algum proveito do poder, mas, com o tempo, o estilo de liderança baseado nele estraga as relações.

 

Os relacionamentos são o que há de mais importante na vida, porque as pessoas são basicamente seres relacionais. E liderança é sobre pessoas.

 

Liderar x Gerenciar

 

Vejo muita gente se dizendo líder e só reclamando de processos, esquecendo que os processos são feitos por pessoas, para pessoas.

 

A gestão apoia no entendimento do que é preciso fazer para ajustar o curso e chegar até o destino definido. Já a liderança foca em ajudar as pessoas a entenderem para onde a organização está indo e por que escolheu esse caminho.

 

Embora diferentes, ambas são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Seria a mesma coisa que questionar se um atleta deve ter mais força ou velocidade. Os dois pontos são críticos para o sucesso.

 

Liderança essencial

 

De modo simplificado, liderança é a capacidade que uma pessoa possui de conduzir um grupo de indivíduos, transformando-os em uma equipe que gera os resultados almejados pela empresa.

O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização sempre explorando de cada membro da equipe os seus pontos fortes.

No entanto, a liderança pode ser complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas, deve ter inteligência emocional para gerir os colaboradores e a equipe, ser capaz de desenvolver seus liderados atendendo expectativas pessoais e profissionais, e tudo isso sempre alinhando com os interesses das organizações.

mulher apontando frase: inspire, empodre, curta

3Cs e 1R

 

Costumo dizer que os princípios da liderança estão pautados r 4 pilares fundamentais, que chamo de 3C1R, que são Compromisso, Comprometimento, Comunicação e Responsabilidade. Veja a importância de cada um deles:

 

  1. Compromisso

Os grandes líderes são totalmente comprometidos com duas coisas específicas: aprimoramento contínuo e excelência. Demonstram esse compromisso através de sua própria excelência e de sua disposição permanente de mudar, crescer e se aprimorar. Com seu exemplo, inspiravam os outros a crescer e a dar o melhor de si.

 

  1. Comprometimento

Líderes de verdade, estão comprometidos com a sua verdade e com os objetivos da equipe e da organização. Comprometimento é entrega, o quanto eu posso me dedicar para tornar algo realidade? O quanto eu estou engajado em fazer as pessoas acreditarem nesta verdade?

 

  1. Comunicação

Não existe liderança sem comunicação. Peter Drucker afirma que “Setenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação” e, muitos destes problemas se devem aos líderes que possuem uma comunicação ineficaz, pois no processo da comunicação sabemos que o resultado obtido é de responsabilidade exclusiva daquele que emite uma mensagem.

 

Liderança comunicacional é a capacidade que um líder possui para organizar suas ideias e desenvolver uma mensagem eficaz que inspire nas pessoas o comprometimento desejado para alcançar um resultado superior.

 

Mas não podemos esquecer que a comunicação é uma via de mão dupla, e o líder Essencial, precisa ouvir antes de falar. Dar voz a sua equipe, receber e dar feedbacks eficientes. Nós somos seres relacionais e para uma boa relação é necessária uma boa comunicação.

 

  1. Responsabilidade

 

Sabe aquela frase: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”? Já falei anteriormente, que um bom líder precisa ser exemplo para seus colaboradores, pois bem, essa atitude inclui assumir suas responsabilidades. Tanto em relação à sua posição como líder, como profissional da área, quanto como pessoa. É preciso que o gestor assuma de frente sua função e procure dissolver obstáculos que sua equipe possa encontrar pela frente.

 

Quando um gestor assume, verdadeiramente, o cargo de líder ele abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso com muito mais rapidez e facilidade.

 

Verdadeira Liderança Essencial

 

menina segurando peso desenhadoPara se tornar um bom líder essencial, é preciso muito preparo e disposição. Quem almeja se destacar e atingir posições de liderança deve ser resiliente, trabalhar duro e se mostrar sempre bem preparado para agarrar uma oportunidade como essa. Além disso, vestir a camisa da empresa, ou a sua própria, afinal ser líder da sua própria vida é o primeiro passo para o crescimento.

 

Em paralelo, trabalhe algumas mudanças no seu comportamento e nas atitudes do dia a dia. Aperfeiçoe sua comunicação, aumente sua motivação e autoconfiança, tenha mais senso de humor no trabalho, além de uma atitude positiva, criatividade e demonstre compromisso e proatividade nas suas funções diárias.

 

Quer ser uma líder essencial? Inspire pessoas, empodere e curta o processo.

 

Quer saber mais sobre o tema? Visite meu perfil no Instagram @taisgasparoficial

 

 

 

Eu acredito que eu posso te ajudar a crescer também, mas eu preciso primeiro saber se você está no momento certo.

Tudo o que você precisa fazer é agendar uma sessão estratégica gratuita, onde eu vou te ajudar a mapear um plano de ação para gerar resultados, topa?

 

O que você está esperando?? Agende a sua sessão agora!

 

Te vejo em breve!!!

🤩🤩😎😎🚀🚀🚀

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

Quem sou eu:

Apaixonada pelo espírito empreendedor que contribui para o desenvolvimento do país.

Em 2005, Taís fundou a Empreenda Consultoria, empresa especializada em Consultoria e treinamento empresarial, realizando trabalhos nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Humano, Coaching, Planejamento Empresarial e Elaboração de Projetos de financiamento.

Master Coach, Consultora e treinadora de líderes empreendedores.

Formada em Administração e especialista em Gestão Estratégica e qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?