Gestão para resultados
Independentemente do porte ou do mercado em que a organização atua, a forma com a qual se escolhe administrar uma empresa é parte essencial para determinar se suas metas principais serão ou não atingidas.
Seria possível existir algum modelo de gestão capaz de auxiliar no aumento da produtividade, obtenção de resultados e ainda gerar um nível elevado de engajamento de colaboradores em um negócio?
É aí que a chamada gestão de resultados organizacionais aparece como uma opção que vem sendo cada vez mais adotada no ambiente corporativo.
Quanto tempo vc gasta por dia transformando números em informação???
A gestão por resultados visa o melhor desempenho do negócio e não apenas o lucro.
Gestão para resultados – Características
A palavra-chave sempre será uma: resultados…
Nesse caso é preciso haver o entendimento que resultados vão além de se controlar apenas os processos, aqui o foco maior tem que estar nas pessoas que executam os processos… como estão sendo executados esses processos…
Para optar por esse modelo de gestão, você precisa entender que a aplicação desse conceito trará algumas características essenciais aos seus negócios:
- A responsabilidade é de todos
- Integração das unidades de negócio
- Resultados e não processos
Como está a gestão seu negócio? Você controla os processos ou os resultados do seu negócio?
Como há uma relação mais próxima entre os funcionários de diversos níveis hierárquicos, a comunicação no ambiente de trabalho é melhorada.
Os processos se tornam mais integrados, a partir do maior compartilhamento de informações, da maior frequência de feedbacks e colaboração entre os profissionais dos mais variados cargos.
Todos aprendem juntos
Experiências diversas são compartilhadas e todos aprendem com todos. Tudo isso resulta em um ambiente organizacional muito mais harmonioso. O mais importante de tudo e a grande vantagem da gestão por resultados é o entendimento da equipe como uma única célula de trabalho, onde todos são responsáveis pela consolidação dos resultados do negócio e não apenas pelo seu papel individual.
A construção do conceito de equipe torna-se fundamental na construção deste processo. O desenvolvimento e integração de todos é condição para o bom funcionamento de todo o processo.
Clareza dos objetivos
Outro ponto de relevância é o entendimento claro dos objetivos organizacionais. Quando resultados são construídos e planejados de maneira conjunta, os objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores parecem ser muito mais claros. E, com objetivos mais evidentes definidos no planejamento estratégico, fica mais fácil alcançá-los.
Profissionais que se sentem parte da organização, responsáveis pelos resultados, com objetivos muito claros e constantemente engajados são sinônimo de uma maior produtividade da empresa.
Avalie sua organização, defina processos e trabalhe as pessoas, os resultados serão surpreendentes.
Como anda a gestão da sua empresa? Quais processos você tem adotado?
Quer saber mais sobre esses e outros assuntos??? Me chama no whats!!
Te vejo na próxima semana!
Tais F Gaspar de Araújo
Master Coach, Consultora e Treinadora
Empreenda Consultoria