fbpx

Visão Sistêmica , por que desenvolver?

Muitos me perguntam qual é a principal habilidade de um administrador 4.0 e/ou gestor deve ter. Ainda aproveitando as comemorações do dia do administrador, vamos hoje discutir uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer organização.

Visão sistêmica

Você já deve ter ouvido falar de visão sistêmica, parece ser uma habilidade muito desejada nas organizações e também na vida pessoal. Mas será que realmente sabemos do que se trata? E se tivermos essa resposta, mas não há temos, como podemos desenvolver lá?

Sabemos que o sistema é formado por componentes, A interação entre esses componentes é diz ¨ importância para o funcionamento de todo o sistema.

Ter visão sistêmica é, antes de mais nada, ser capaz de entender os fatos ocorridos e os comportamentos das pessoas envolvidas nesses fatos, observando os componentes que o geram, as causas, as relações entre tudo isso, e as consequências de cada movimento desses componentes. Na falta da visão sistêmica, observamos apenas fatos e pessoas e o jogamos. Quase sempre rápido demais.

Tem a visão sistêmica é ser capaz de ter uma perspectiva diferente, de ver o todo e de analisar situações de uma maneira mais ampla e conectada. Não é à toa que esta é uma das competências mais valorizadas nos dias atuais.

De maneira simples e objetiva, e visão sistêmica nada mais é que ter a capacidade de ver o cenário completo analisando todos os agentes e situações que o compõem.

Para quem quer alcançar resultados assertivo as inconsistentes, seja na carreira, na vida pessoal ou no desempenho da empresa, esta competência é fundamental. Isso acontece porque você passa A olhar não apenas para o óbvio imediato, mas analisar o todo. Consegue perceber o reflexo das ações em diferentes níveis, e as conexões entre elas. Além também, de ser capaz de projetar tendências para o futuro.

Uma Organização que tem a visão sistêmica como base das suas decisões passa a ter o diferencial para fazer com que haja uma maior cooperação e integração entre equipe e, quem sabe, até gerar uma competição saudável, a partir da qual cada colaborador busque se superar cada vez mais e mais. Assim as metas organizacionais vão sendo batidas e novos patamares são estabelecidos.

Com girar da roda, cada engrenagem no seu lugar e a máquina funcionando a todo vapor, toda estrutura passa a ter um funcionamento mais otimizado. Ficam todos cientes de sua importância individual, responsabilidades e atribuições na organização.

Desenvolver a visão sistêmica é quase como um milagre da multiplicação. Significa atuar em diferentes frentes sem perder perder seu poder de liderança. É, além de tudo, analisar situações de risco e alinhar pensamentos e maneiras de agir para superar desafios, corrigir vulnerabilidade as e retomar o crescimento da empresa. Inclui também delegar tarefas, com a certeza de que as pessoas vão dar conta do recado, pois o gestor conhece a fundo a capacidade de sua equipe.

Imagine a empresa como um avião, onde você, gestor, é o piloto… O piloto para conduzir a aeronave precisa checar não só seus equipamentos, equipe, como também as condições de clima, rota, informações de rotas de outras aeronaves, entre outros… Pois é, para o sucesso do voo são importantes conhecer as informações internas e também externas correto? Isso é Visão Sistêmica!!!!

Mas como desenvolver a visão sistêmica?

Confira agora os principais pontos que devem ser trabalhados para o treinamento e o desenvolvimento da visão sistêmica:
• Conheça o seu negócio
• Saiba como funciona cada setor do negócio
• Entenda a fundo quais são os objetivos da empresa
• Encontre os caminhos para atingir as metas e objetivos do negócio
• Conte com ajuda de um profissional para se desenvolver.

Pronto para trabalhar a visão sistêmica no seu negócio?

Gostou deste artigo? Curta, Compartilha com os amigos!!!

Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no Whats!!!

Até mais!

Tais F. Gaspar de Araújo
Master Coach, Consultora e Treinadora
Empreenda Consultoria

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?