fbpx

 

Por que eu me tornei Mentora de Empreendedoras?

 

 

No próximo mês eu completo 20 anos de formada e de lá para cá foram tantas mudanças, tantos aprendizados, que resolvi compartilhar um pouquinho dessa história com vocês. O que realmente me trouxe até aqui.

 

Quando entrei na faculdade de Administração, meu sonho era ser executiva de Multinacional. Vi meu pai durante muitos anos neste papel e acreditava que aquele seria o meu caminho natural. Comecei logo a estagia na Indústria Farmacêutica e logo me encantei. Excelente salário, benefícios, viagens, eventos… Aquilo era tudo o que eu queria e assim fui ficando.

 

Mas logo descobri que o meu destino não estava ali. 2 anos depois, com a turbulência do mercado e a entrada dos medicamentos genéricos, tudo mudou, o remo precisou se reinventar e eu acabei sendo desligada. Ainda me recoloquei em duas outras empresas, mas também não durou muito.

 

Assim veio a primeira grande frustração e também a necessidade de adaptação. Com a indicação de um professor, cheguei no ramo de logística para atuar com Recursos Humanos, área que eu não simpatizava muito na faculdade, mas que me apresentou uma nova realidade prática e foi me moldando.

 

Confesso que eu não gostava de trabalhar ali, o ambiente era pesado, a estrutura apesar de se tratar de uma média empresa, era pesada. Muito controle e uma liderança que deixava a desejar, mas devido a todos esses perrengues foi uma grande escola.

 

Faltava pouco tempo para eu me formar e acabei conhecendo de perto o trabalho do SEBRAE devido a única matéria voltada à pequena Empresa que cursei, ainda custo a acreditar. Durante a elaboração do trabalho para o curso, recebi um convite para participar de um Congresso de Empreendedorismo que aconteceria em Salvador e aceitei de primeira.

 

Ali começava uma paixão… Fiquei completamente encantada pelo que vira e ouvira e lá mesmo as conexões começaram. O network entrou em ação e apesar da timidez, fui me aproximando das pessoas, conversando e me informando sobre aquele movimento. Alguns dias depois recebi uma ligação de um dos diretores responsáveis pelo projeto perguntando se eu tinha interesse em trabalhar com ele. Prontamente respondi que sim, mas não era tão simples.

 

Para assumir o projeto eu precisaria me mudar para o interior do estado. Apesar de estar noiva do meu atual marido e ele ser do interior, isso mudaria toda a minha história. O medo e a apreensão tomaram conta, afinal, além de trabalho, o casamento também seria acelerado.

Pois bem, mudei para o interior e comecei meus atendimentos de consultoria, primeiro trabalhando com núcleos setoriais e depois atendendo diretamente empresas.

 

Ao longo de todos estes anos de consultoria, algumas coisas sempre me incomodavam, primeiro em ver os mesmos erros sendo cometidos. Independente do porte, do setor ou do local, lá estavam eles:

 

  • Cliente fora do foco central do negócio
  • Misturar contas pessoal e jurídica
  • Excesso de estoque
  • Não ter estratégias de atração e conversão
  • Problemas na Liderança

 

Em se tratando de negócios femininos, a coisa ainda piorava. Conciliar vida pessoal, relações profissionais e família é um grande desafio para grande parte das mulheres.

 

E não era só isso, eu percebia que mesmo após um tempo de consultoria, quando só trabalhávamos o processo em si, tudo voltava ao ponto anterior ou muito próximo dele após a finalização do trabalho. Comecei a perceber se a mentalidade não estivesse alinhada ao objetivo, aquela mudança não se consolidava.

 

E daí veio mais uma modificação na minha forma de trabalho, investi em diversos treinamentos, Coaching, PNL, Mentoring, Inteligência Emocional, Psicologia da Liderança, entre tantos outros e fui criando o meu método… aprimorando, testando, validando.

 

Hoje vejo em minhas clientes a transformação acontecendo. Encontro mulheres cansadas, frustradas por não conseguirem os resultados que merecem, mulheres com um baita potencial escondido.

 

Acredito que não exista um padrão ou formato ideal para mentoria. Estamos falando de conexão e troca, e isso depende de encontrar o que é valor para ambas as partes, portanto, é um processo absolutamente pessoal e único.

 

É um processo de transformação, de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional, para que você se conecte com a sua essência e encontre o seu lugar no mundo, tendo mais tempo para você e sua família, enquanto a sua empresa cresce sólida e vibrante por experimentar um liderança eficiente, com processos bem definido, atraindo mais clientes e gerando lucro.

 

A mentoria contém várias funções-chave. Entre elas, podemos ressaltar:

  • incentivar empresários;
  • ajudar os empreendedores a compreender as dificuldades da gestão;
  • ajudar a lidar com as políticas do negócio e as exigências do mercado;
  • instruir sobre assuntos burocráticos, economia, finanças, contabilidade, comunicação e planejamento;
  • legitimar as ideias do empreendedor.

 

Por que é importante ter um mentor

A importância da mentoria é conferida por meio de uma série de vantagens. Conheça todas elas, a seguir.

 

  • Aprendizagem e conhecimento
  • Compreensão do modelo de negócio
  • Amadurecimento
  • Economia
  • Otimização de Recursos
  • Estruturação da Equipe
  • Networking do Mentor
  • Visão estratégica
  • Metas mais ágeis
  • Posicionamento

 

 

Como visto, a mentoria para empreendedoras é vital para você tirar proveito de todas as vivências e conhecimentos que os profissionais de mentoring têm a oferecer. O importante é registrar todas as instruções dadas para fazer simulações a fim de implementar os melhores projetos na sua empresa. Assim, a consolidação mercadológica fica mais precisa e estratégica.

Você achou este artigo útil? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude outros negócios a terem sucesso.

E aí? Pronta para crescer??? 

Quer saber mais sobre como se desenvolver, me chama no WhatsApp!!!

 

O conhecimento que eu compartilho aqui moldou minha própria jornada para criar a vida que eu tenho hoje e como já impactei centenas de pessoas.

 

E poderia fazer o mesmo por você.

 

ADORARIA te entrevistar.

 

Estou desenvolvendo um novo projeto para Empresárias e Empreendedoras que desejam ser um empresário, empreendedor e líder de sucesso, construir uma empresa próspera, um negócio lucrativo e uma equipe produtiva sem sacrificar sua liberdade e ter mais tempo para cuidar da sua própria vida e família.

 

E gostaria de te fazer algumas perguntas, uma rápida entrevista de 5-10 min pelo WhatsApp, certo? Se você puder, diga ”SIM” no link ou direto no meu WhatsApp:  (73) 9962-2536 e combinamos o melhor horário, OK?!

 

 

Até mais!

 

Tais F. Gaspar de Araújo

Mentora, Consultora e Treinadora

Empreenda Consultoria

 

 

 

Iniciar conversa
Entre em contato conosco
Olá,
como posso te ajudar?