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Dando sequência à série de resultados, hoje vamos falar do tema Processos…

Mapear e otimizar os processos de sua empresa é um grande passo em direção ao crescimento!!! Os processos se referem à forma como a empresa realiza as suas atividades e mapeá-los só deixará mais claro como cada uma das tarefas é desenvolvida.

Engana-se quem pensa que mapeamento de processos são exclusivos de grandes empresas… Qualquer tipo e tamanho de negócios pode e deve ter seus processos definidos e mapeados.

Dessa forma, pode-se saber de que maneira se está operando e como isso poderia ser melhorado, aumentando a produtividade e eliminando as etapas desnecessárias, que geram custos extras.

Não é necessário definir todos os processos da empresa, porém aqueles que apresentam maior grau de criticidade ou que são mais importantes não podem ficar de fora. Uma forma de fazer isso é estabelecendo graus de prioridades para as tarefas.

Quando se faz o mapeamento de um processo é preciso entender qual o objetivo dele, ou seja, porque aquele processo existe. Há os processos principais e ainda os que dão suporte a esses, os de apoio.

Imagine um restaurante, qual seria o processo principal? A produção de alimentos em si, incluindo as etapas que a matéria-prima passa e as atividades envolvidas para que se tenha o produto final.

Neste caso, fazem parte dos processos de apoio todos os processos administrativos, financeiros e pessoais do restaurante , pois, caso eles não sejam realizados corretamente, o processo principal pode não ocorrer, pois não havendo, por exemplo, a compra da matéria-prima, como poderemos ter o produto final?

Quando há processos bem desenhados fica mais fácil todas as áreas trabalharem porque se entende bem o fluxo de trabalho, eliminam-se processos desnecessários e melhora-se a produtividade, aumentando a eficiência do negócio!

Como resultado do mapeamento de processos empresariais, encontram-se as melhores formas de produzir mais, percebem-se os pontos a melhorar com mais facilidade e se tem um padrão para trabalhar.

Então vamos lá, defina quais os processos principais do seu negócio e quais os secundários, estabeleça seu fluxo e tenha seu mapeamento desenhado… uma boa consultoria pode te apoiar nestes desenhos.

 

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Taís Figueirêdo Gaspar de Araújo

Master Coach, Consultora e Treinadora de Líderes

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